quarta-feira, 5 de março de 2014

Azeite de Oliva e Feridas

O Azeite de Oliva é usado há anos pelo homem para a prevenção de doenças e para a melhoria da saúde, mas o que vem se tornando uma novidade é o seu uso no tratamento de feridas.
Composição Química do azeite de Oliva

Fração oleosa: que representa 98 a 99% da quantidade total do óleo é constituído por ácidos graxos: palmítico, palmitoleico, esteárico, linoléico, araquídico, eicosenoico , gadoleico e lignocérico.

Dentre esses, os mais importantes são:

Ácido Linoleico (3,5 à 20%) que é encontrado também em outros óleos vegetais insaturados (milho, soja, oliva e canola) e são hipocolesterêmicos.

Ácido oléico, o ômega-9 ( 56 a 85%) é um ácido graxo essencial (ômega 9), o qual participa do metabolismo, desempenhando um papel fundamental na síntese dos hormônio, reconhecido por suas propriedades reguladoras do colesterol.
 
Mas a novidade é o Ácido Maslínico, um potente antioxidante e de ação anti-inflamatória que pode ser usado no tratamento de feridas e principalmente de queimaduras.
 
As pesquisas ainda estão no começo, mas são promissoras.
 

6 comentários:

  1. Sim, inclusive povos antigos exerciam a prática de ungir feridas com azeite, como os hebreus, por exemplo. Na bíblia encontramos uma referência do uso do azeite em feridas no 2° livro das crônicas cap28 vers15, no novo testamento encontramos novamente ma parábola do bom samaritano.

    ResponderExcluir
  2. Eu queria saber se o azeite de oliva serve como lubrificante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que vai ficar um cheiro estranho no cu ou na perseguida ein

      Excluir
  3. Muito bom, muito agradecida. Gratidao!

    ResponderExcluir
  4. Um corte profundo no tornozel0 bem medicado mesm0 assim vou usar azeite para não resseca

    ResponderExcluir
  5. Eu machuquei meu joelho, feio mesmo. Devido o tombo que tomei. Saiu muito sangue. Lavei com bastante agua, e passei papel higiênico molhado, para limpa em volta. Tava todo melado da aquela águia quando machuca. Passei azeite, no mesmo infante que passei, a dor aliviou bastante, quando já era de noite ele já tava Sequinho e com casquinha. Eu tinha caido de manha.
    O azeite realmente e cicatrizante rápido.

    ResponderExcluir