segunda-feira, 2 de julho de 2012

Hamamelis em Tratamento de Feridas

Seu nome nome oficial é Hamamelis Virginiana Linné  é vulgarmente conhecida como nó-das-feiticeiras, vassoura de bruxa, etc. Utiliza-se sua folha para sintetizar formas farmacêuticas como o extrato fluído, tinturas, pomada e soluções aquosas. Externamente é bastante utilizada em fitoterapia , reunindo em si propriedades da Arnica e Calendula juntas ou separadas.

Externamente estancam a hemorragia de qualquer parte do corpo, limpa feridas, impede inflamações, descongestiona partes afetadas, evita supurações a alivia dores, promovendo regeneração das feridas e a consolidação das fraturas ósseas, desde que estejam devidamentes reduzidas, restaurando a beleza e maciez da pele. O extrato é empregado também nos seguintes males: pancadas, quedas, machucaduras, luxações, fratura sem feridas são curadas por ele. Inflamações do seio das mulheres que amamenta cedem com facilidade após aplicação com flanela umedecida com extrato de hamamelis, continuando a umedecer sempre que secar. 

Assaduras das crianças são curadas quando se dissolve o extrato em água meio a meio logo depois do banho diário. Picadas de insetos, abelhas, mosquitos maribondos, aranhas, escorpiões aliviam-se imediatamente pela aplicação com chumaço de algodão embebido no extrato. Feridas, úlceras crônicas das pernas são curadas rapidamente com aplicação do extrato umedecendo com algodão e atadura, removendo o curativo pela manhã e noite. Frieiras, rachaduras das mãos, dos lábios, do anus, bolhas dos sapatos, calos machucados são curados pelo extrato. Eczemas, impinges, coceiras, erupções tinhosas da pele, podem ser curadas com aplicação do extrato.

Inflamações das pálpebras e dos olhos cedem facilmente na lavagem com uma solução de partes iguais do extrato e água filtrada e fervida por meio de algodão.

Tem uma boa ação no tratamento de feridas oncológicas, com pouxo exsudato

Dores de ouvidos são curadas pingando-se algumas gotas no ouvido, e tapando com uma bola de algodão embebida no extrato. Dores de dente cede aos bochechos com uma solução de duas partes do extrato e uma de água filtrada. Ferida do colo do útero e leucorreia(Corrimento vaginal) são curados com lavagens diárias pela manhã e noite com uma solução de partes iguais do extrato de hamamelis com água filtrada.

Hemorróidas sangrentas são curadas rapidamente com pomada de hamamelis feita com o extrato. Inflamação da garganta,amigdalite aguda cedem prontamente aos gargarejos repetidos de 20 em 20 minutos, Com uma solução de partes iguais de água com o extrato. Hemorragia de qualquer parte afetadas, feridas ou ulceras são curadas com aplicações locais do extrato. Orquite, blenorragia ou machucaduras do escroto são curados por aplicação de panos molhados com o extrato frequentemente renovados. Inflamação ou dor dos ovários curam-se com aplicações quentes de panos molhados com o extrato puro sobre o lado do baixo ventre e renovados constantemente, afim de conservarem sempre úmidos.

Emprega-se a pomada de Hamamelis no tratamento externo das Hemorróidas sangrentas ou não, fístulas, feridas ou machucaduras do Ânus, queda do reto nas crianças, úlceras e chagas antigas e rebeldes, úlceras varicosas, eczemas, assaduras das crianças, sarnas impingens, comichões, urticárias, erupções e rachaduras da pele, das mão dos pés, dos lábios e do bico do peito, calos machucados, bolhas de sapados e picadas de insetos.
Cuidados com o Curativo
Renova-se o curativo duas ou três vezes por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário