quarta-feira, 6 de junho de 2012

Curativo com Própolis

Curativo com própolis pode ser uma boa alternativa, a própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da coleta de resinas da flora (pasto apícola) da região, e alteradas pela ação das enzimas contidas em sua saliva. A cor, sabor e o aroma da própolis variam de acordo com sua origem.

Acredita-se que a própolis tenha várias atividades farmacológicas, dentre elas, destacam-se seus efeitos antimicrobianos, bactericidas, antimicótico, antiinflamatório, adstringente, além dessas alguns autores relatam atividade anestésica e citostática
 
As propriedades antibióticas e fungicidas desta substância, que em nossa língua se chama própole, eram conhecidas desde a mais remota antiguidade pelos sacerdotes egípcios e pelos médicos gregos e romanos, assim como por algumas culturas sul americanas.Estudos das últimas décadas atribuem à própolis a melhora no tratamento de queimaduras, cicatrização e ulcerações (MUJALLI, 1999).

Na composição química desse produto destacam-se os flavonóides, grupo de substâncias as quais são atribuídas propriedades antibióticas. Além disso, a própolis apresenta propriedades cicatrizante e antiinflamatória.

Composição química da própolis
Resinas e bálsamos aromáticos: 50%
Ceras: 25 a 35%
Óleos essenciais: 10%
Grãos de Pólen: 5%
Minerais: alumínio, cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, titânio, bromo e zinco.
Vitaminas: pró-vitaminas A e todas do complexo B.
Flavonoides: Ésteres cafeinados. 

Com potente ação antimicrobiana, a própolis elimina bactérias, como a Staphylococcus aureus, que normalmente se instala na lesão cutânea.A enzima catepsina presente na composição da própolis estimula a remoção da pele lesada e o crescimento de novo tecido.
Deve ser substituído a cada 12 ou 24 horas
INDICAÇÕES
- queimadura de segundo grau superficial ou profunda.
- área doadora e receptora de
enxertos dermo-cutâneos.
- lesões traumática

Um comentário: