quinta-feira, 31 de maio de 2012

Uso de Detergente em Tratamento de Feridas

Esta semana, em uma visita a uma Unidade Especializada em feridas, foi observado o uso de detergente doméstico (do tipo lava-louça) na limpeza de feridas. Este procedimento me intrigou  e fui em busca de pesquisa sobre o uso deste elemento sobre feridas.
Os tipos de detergentes estão em correspondência direta com o tipo do tensoativo utilizado como princípio ativo. A maioria dos agentes tensoativos tem molécula com um grupo hidrófilo numa das extremidades e um grupo hidrófobo na outra. A parte hidrófoba é uma cadeia de hidrocarbonetos, com 8 a 18 carbonos, linear ou ligeiramente ramificada; em alguns casos um anel benzênico substitui alguns átomos da cadeia. A extremidade hidrófila, ou seja, solúvel em água é a parte polar da molécula e pode ser aniônica, catiônica e nãoiônica, em função do grupo associado: carboxílico, sulfato, hidroxílico, ou sulfonato, sempre usados como sais de sódio ou de potássio.No geral os detergentes domésticos têm pH neutro.
O contato da pele integra com o detergente pode causar alergia (eczema de contato).
As características típicas do eczema de contato na fase aguda são a vermelhidão, inchaço, formação de vesículas (pequenas bolhas), bolhas e secreção. Mais tarde ocorre a formação de crostas e descamação (fase sub-aguda). Em uma fase mais tardia, quando se torna crônico, aparece a liquenificação (espessamento da pele). O prurido (coceira) está presente em todas as fases. Em algumas Unidades, o detergente  lava-louça está sendo usado para limpeza de feridas, contudo, os estudos não indicam seu uso, devido à presença de agentes alergênicos que podem agravar o processo decicatrização da ferida, desta forma, seu uso não é recomendado.

3 comentários: