quinta-feira, 31 de maio de 2012

A pele



A pele é a principal barreira de proteção do organismo, que isola os componentes orgânicos do meio exterior. Constitui-se de complexa estrutura de tecidos de várias naturezas inter-relacionados de modo a adequar-se de maneira harmônica ao desempenho de suas funções: impedir a perda excessiva de líquidos, proteger da ação de agentes externos (inclusive microbianos), manter a temperatura corpórea, sintetizar vitamina D com a exposição aos raios solares, agir como órgão do sentido e participar da termoregulação.
As lesões teciduais diminuem as defesas normais do organismo contra infecções e além disso, o fluido que sai da lesão, oferece um meio favorável ao crescimento de microrganismos.

Anatomia e Fisiologia da pele e anexos

Um adulto é revestido por aproximadamente 2m² de pele, com aproximadamente 2 mm de espessura. Isto faz da pele o maior órgão do corpo, pois representa 15% do peso corporal, é formado por camadas distintas com características e funções diferentes: Derme, Epiderme e a Hipoderme subcutânea e órgãos anexos como: folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas e unhas.

A. Primeira Camada (Epiderme): é a camada mais externa da pele, constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, tendo como célula principal o Queratinócito, células achatadas ricas em queratina, substância responsável pela proteção.
A epiderme está em constante renovação. As células mais antigas são substituídas por outras mais novas e em média a cada 12 dias ocorre esta renovação.
B. Segunda Camada (Derme): é a camada da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme, formada de tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sangüíneos e linfáticos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As fibras são produzidas por células chamadas Fibroblastos, que podem ser elásticas, que permitem a elasticidade e conferem maior resistência à pele.

C. Terceira Camada (Hipoderme): é a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura e faz conexão entre a derme e a fáscia muscular. Permite que as duas primeiras camadas deslizem livremente sobre as outras estruturas do organismo e atua como reservatório energético; isolamento térmico; proteção contra choques mecânicos; fixação dos órgãos e modela a superfície corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário