quinta-feira, 31 de maio de 2012

Coberturas, Soluções e Cremes Padronizadas




Solução Fisiológica a 0,9% (curativo convencional) e Cobertura Seca

- Composição: cloreto de sódio a 0,9%.
- Ação: mantém a umidade da ferida, favorece o desbridamento autolítico e a formação de tecido de granulação. Amolece os tecidos desvitalizados.
- Indicação:, incisões e locais de inserção de drenos
- Contra-indicações: feridas abertas de qualquer etiologia.
- Aplicação e troca: umedecer as gazes de contato o suficiente para manter o leito da ferida úmida até a próxima troca, ocluir com gazes estéreis e secas. As trocas deverão ser feitas conforme a saturação das gazes e a umidade da ferida ou no máximo a cada 24 horas.
-Modo de usar:
·         Limpar a incisão ou o local de inserção do dreno com gaze e SF 0,9%
·         Secar com gaze;
·         Ocluir com gaze seca ou bolsa coletora

Solução Fisiológica a 0,9% e Cobertura Umida

- Composição: cloreto de sódio a 0,9%.

- Ação: mantém a umidade da ferida, favorece o desbridamento autolítico e a formação de tecido de granulação. Amolece os tecidos desvitalizados.

- Indicação: manutenção da umidade da ferida.

-Tipos de feridas: feridas de cicatrização por segunda ou terceira intenção.

- Contra-indicações: feridas com cicatrização por primeira intenção e locais de inserção de cateter, introdutores, fixadores externos e drenos.

- Aplicação e troca: umedecer as gazes de contato o suficiente para manter o leito da ferida úmida até a próxima troca, ocluir com gazes estéreis e secas. As trocas deverão ser feitas conforme a saturação das gazes e a umidade da ferida ou no máximo a cada 24 horas.


Creme De Sulfadiazina De Prata + Nitrato De Cério

- Composição: sulfadiazina de prata micronizada a 1% e nitrato de cério hexahidratado a 0,4%.

- Ação: atua contra uma grande variedade de microorganismos, como: bactérias gram negativas e positivas, fungos, vírus e protozoários. Quando associada ao cério, inibe a liberação do LPC (Lipoprotein Complex).

- Indicação: queimaduras.

Contra-indicações e reações adversas:
-Presença de hipersensibilidade aos componentes.
-Disfunção renal ou hepática,
-Leucopenia transitória,
-Raríssimos casos de hiposmolaridade; raríssimos episódios de aumento da sensibilidade a luz solar.

- Aplicação e troca: aplicar uma fina camada do creme sobre o leito da ferida, ocluir com gazes estéreis. As trocas deverão ser feitas conforme a saturação das gazes ou no período máximo de 24 horas.
OBS:
- Com a ação da energia térmica sobre a pele ocorre imunossupressão induzida pelo LPC que é altamente tóxico para o organismo.
- O uso indiscriminado da sulfadiazina de prata causa citotoxicidade e pode levar à resistência microbiana.
- Raramente as bactérias são eliminadas pelos antibióticos tópicos, devido à proteção da capa fibrinosa na superfície ulcerada e algumas espécies bacterianas são capazes de produzir um “biofilm” protetor que dificulta a ação do antibiótico. Tecidos desvitalizados ou necróticos, espaços mortos, coleções serosas e sanguíneas também bloqueiam a ação dos antibióticos. Tais fatos permitem afirmar que antibioticoterapia sistêmica é a mais adequada para tratar feridas infectadas.

Creme de Sulfadiazina de Prata

Composição: sulfadiazina de prata a 1% hidrofílico

Ação:o íon de prata causa precipitação de proteínas e age diretamente na membrana citoplasmática da célula bacteriana, exercendo ação bacteriana imediata e ação bacteriostática.

Indicação: queimaduras, prevenção de colonização.

Contra-indicações e reações adversas: hipersensibilidade.

Modo de Usar:

-Lavar a ferida com SF0,9%
-Remover excesso de exsudato
-Aplicar o creme assepticamente sobre toda a extensão da lesão.
-Colocar gaze de contato úmida.
-Cobrir com cobertura secundária.

Periodo de Troca- no máximo a cada 12 horas ou quando a cobertura secundaria estiver saturada.
Obs: retirar o excesso de creme remasnecente a cada troca de curativo

PRATA NANOCRISTALINA

Composição: Polietileno com nano partículas de prata reativas, com 5 camadas.

Mecanismo de ação: Apresenta-se em forma de placa, impregnado com prata, cuja função é a de inativar as bactérias retiradas do leito da ferida e retidas dentro da fibra da cobertura. Tem capacidade de absorver de moderado a intenso exsudato formando um gel coeso que se adapta à superfície da ferida formando meio úmido, provendo desbridamento autolítico. Sua absorção ocorre na vertical e horizontal.

Indicações: Ferida com moderada a intensa exsudação, com ou sem infecção, com ou sem tecido necrótico, feridas cavitárias, queimaduras de profundidade parcial (2º grau) e feridas estagnadas.


Hidrocolóide

Os hidrocoloides são curativos que podem ser apresentados sob a forma de
placa, pasta, gel e grânulos.

Composição: o hidrocoloide em placa é um curativo sintético derivado da celulose natural, que contém partículas hidrofílicas que formam uma placa elástica autoadesiva.
- A sua face externa contém uma película de poliuretano semipermeável não aderente.
- A camada de poliuretano proporciona uma barreira protetora contra bactérias e outros contaminantes externos.

Mecanismo de ação: as partículas de celulose expandem-se ao absorver líquidos e criam um ambiente úmido, que permite às células do microambiente da ferida, realizando um desbridamento autolítico. Esta condição estimula o crescimento de novos vasos ou angiogênese (devido hipóxia no leito da ferida), tecido de granulação e protege as terminações nervosas. Ele mantém o ambiente úmido, enquanto protege as células de traumas, da contaminação bacteriana, e mantém também o isolamento térmico. Estimula a granulação e a absorve o excesso de exsudato, mantém a umidade e temperatura em torno de 37°C facilitando o crescimento celular e a regeneração tissular, também promove o desbridamento autolítico e alivia a dor por manter protegidas, úmidas e aquecidas as terminações nervosas.

Característica: a interação da cobertura com o exsudato da ferida forma um gel amarelado, viscoso e de odor acentuado, que minimiza as ocorrências de danos ao leito da ferida no momento da remoção. Também possui permeabilidade seletiva, permite a difusão gasosa e evaporação de água, é impermeável a fluídos e microorganismos (reduz o risco de infecção).

Indicação: feridas com baixa a moderada exsudação, com ou sem tecido necrótico, queimaduras superficiais
Os hidrocoloides em forma de pasta são indicados para: úlceras profundas, podendo ser usados para preencher os espaços mortos.

Contra-indicação: em casos de infecção, principalmente por anaeróbicos, uma vez que esses produtos são impermeáveis ao oxigênio e não podem ser usados em casos com excessiva drenagem, devido à limitada capacidade de absorção. Não devem ser usados se houver exposição de músculos, ossos ou tendões.

Modo de usar:
- irrigar o leito da ferida com soro fisiológico a 0,9%, secar a pele ao redor, escolher o hidrocoloide com diâmetro que ultrapasse a borda da lesão pelo menos 2 cm a 3 cm. Retirar o papel protetor. Aplicar o hidrocoloide segurando-o pelas bordas da placa.
- Pressionar firmemente as bordas e massagear a placa para perfeita aderência. Se necessário, reforçar as bordas com fita adesiva e datar o hidrocoloide. Trocar a placa sempre que o gel extravasar, o curativo se deslocar e/ou, no máximo, a cada sete dias.

Vantagens:

-protege o tecido de granulação e epitelização de ressecamento e trauma;
- liquefaz o tecido necrótico por autólisee;
- absorve quantidade moderada de secreção;
-adere a superfícies irregulares do corpo e possui a capacidade de moldar-se, não necessitando do uso de curativo secundário;
-não permite a entrada de água durante

Desvantagens:

-não permite a visualização da ferida, devido à sua coloração opaca, precisando ser removido para a avaliação.
-Pode apresentar odor desagradável na remoção;
- O adesivo pode causar sensibilidade.
Obs: Adicionalmente, deve ser ressaltado o alto custo do tratamento, que o torna oneroso.

Observações:

1. Esses curativos produzem odor desagradável e podem permitir que resíduos adesivos da placa se fixem na pele, o que pode causar traumas ao serem removidos. A escolha do produto adequado para cada doente deve ser criteriosa, de acordo com a avaliação da característica da úlcera. Esse procedimento deve ser realizado periodicamente, para detectar os fatores de riscos que interferem na cicatrização.
2. Os grânulos e a pasta promovem os benefícios da cicatrização úmida em úlceras exsudativas e profundas, facilitando a epitelização. Os grânulos agem principalmente na absorção do excesso do exsudato, e a pasta preenche o espaço existente no interior da lesão. Ambos promovem o desbridamento autolítico, com a camada de camada de contato, entre o leito da ferida e a cobertura do hidrocoloide, maximizando sua ação.

Troca: Deve ser trocada quando ocorrer extravasamento do gel ou descolamento das margens da placa, não ultrapassando 7 dias.Não exige cobertura secundária.

FILME TRANSPARENTE

Composição: é um curativo estéril constituído por uma membrana de poliuretano, coberto com adesivo hipoalergênico. Possui um certo grau de permeabilidade ao vapor-d’água, dependendo do fabricante. Não adere à superfície úmida da ferida; é uma cobertura fina, transparente, semipermeável e não absorvente.

Mecanismo de ação: mantém um ambiente úmido entre a UP e o curativo, favorece o desbridamento autolítico, protege contra traumas, ajudando a cicatrização. A umidade natural reduz a desidratação e a formação de crosta, o que estimula a epitelização. Pode proporcionar barreiras bacterianas e virais, dependendo de sua porosidade. Permite visualizar a úlcera, além de permanecer sobre a mesma por vários dias, diminuindo o número de trocas. Pode também ser utilizado como curativo secundário.

Indicação: deve ser usado em úlceras superficiais com drenagem mínima, em grau I; úlceras cirúrgicas limpas, com pouco exsudato; queimaduras superficiais; áreas doadoras de pele; dermoabrasão; fixação de cateteres; proteção da pele adjacente a fístulas; e na prevenção de úlceras de pressão.

Modo de usar: limpar a pele e a úlcera, irrigando com soro fisiológico a 0,9%. Secar a pele ao redor da lesão, escolher o filme transparente do tamanho adequado, com o diâmetro que ultrapasse a borda. Aplicar o filme transparente. Trocar quando descolar da pele ou em presença de sinais de infecção. Pode ser utilizado como curativo secundário ou associado a outro produto.

Contra-indicações: não é recomendado para úlceras exsudativas, profundas e
infectadas.

Observação: se usado de forma inadequada, pode levar à maceração da pele ao redor da lesão.
Alginato de Cálcio

- Composição: fibras de ácido algínico (ácido gulurônico e ácido manurônico) extraído das algas marinhas marrons (Laminaria). Contém também íons de cálcio e sódio.

- Ação: através da troca iônica promove a hemostasia; absorve exsudato, forma um gel que mantém a umidade, promove a granulação, auxilia o desbridamento autolítico. Antes do uso, em seco, e quando as fibras de alginato entram em contato com o meio líquido, realizam uma troca iônica entre os íons cálcio do curativo e os íons de sódio da úlcera, transformando as fibras de alginato em um gel suave, fibrinoso, não aderente, que mantém o meio úmido ideal para o desenvolvimento da cicatrização.

- Indicação: feridas com ou sem infecção, com exsudação de moderado a intenso, com ou sem tecido necrótico e com ou sem sangramento.

- Característica: Apresenta-se em forma de placa ou cordão estéreis.

- Aplicação: pode ser recortado, mas deve utilizar tesoura estéril, manusear com luvas ou pinças estéreis. O alginato de cálcio placa de absorção horizontal, deve ser recortado do tamanho certo da ferida, evitando a maceração da pele ao redor. Em caso de alginato de absorção vertical, recortar de 1 a 2 cm além da borda da ferida. Deve estar associado à cobertura secundária. Em feridas cavitárias utilizar a forma fita preenchendo o espaço parcialmente.

- Troca: a freqüência de trocas é de acordo com a quantidade de exsudato presente na ferida podendo ser de até 7 dias. A cobertura secundária deverá ser trocada quando houver necessidade.

- Contra-indicação: feridas com pouca drenagem de exsudato.
Observação: dependendo do fabricante, há necessidade de umedecer o alginato com soro fisiológico no leito da ferida.

Fibra de Carboximetilcelulose

- Composição: curativo não tecido composto por fibras agrupadas de carboximetilcelulose sódica.

- Ação/Característica: apresenta-se em forma de fita ou placa, macia e estéril. Tem capacidade de absorver de moderado a intenso exsudato formando um gel coeso, que se adapta a superfície da ferida formando meio úmido, provendo desbridamento autolítico. Sua absorção ocorre na vertical e horizontal.

- Indicação: ferida com moderada a intensa exsudação, com ou sem infecção, com ou sem sangramento (controla pequenas hemorragias), com ou sem tecido necrótico, feridas cavitárias (utilizar fita), queimaduras de 1º e 2º grau.

- Aplicação e Troca: aplicar diretamente sobre a ferida de forma que ultrapasse a borda da ferida em pelo menos 1 cm em toda a sua extensão. Requer cobertura secundária. Trocar quando houver saturação da cobertura ou extravasamento de exsudato, não ultrapassando 07 dias após a aplicação. Em feridas cavitárias introduzir a fita preenchendo o espaço parcialmente, deixando
margem mínima de 2,5 cm da fita para fora da superfície para facilitar a retirada.

- Contra-indicação: reações alérgicas ou de sensibilidade aos componentes da cobertura.

Fibra de Carboximetilcelulose com Prata

- Composição: curativo não tecido composto por fibras agrupadas de carboximetilcelulose sódica e 1,2% de prata iônica.

- Ação/Característica: apresenta-se em forma de fita ou placa, impregnado com prata, cuja função é a de inativar as bactérias retiradas do leito da ferida e retidas dentro da fibra da cobertura. Tem capacidade de absorver de moderado a intenso exsudato formando um gel coeso, que se adapta à superfície da ferida formando meio úmido, provendo desbridamento autolítico. Sua absorção
ocorre na vertical e horizontal.

- Indicação: ferida com moderada a intensa exsudação, com ou sem infecção (prioritariamente com infecção), com ou sem tecido necrótico, feridas cavitárias (utilizar fita), queimaduras de profundidade parcial (2º grau) e feridas estagnadas.

- Aplicação e Troca: aplicar diretamente sobre a ferida de forma que ultrapasse a borda da ferida em pelo menos 1 cm em toda a sua extensão. Requer cobertura secundária. Trocar quando houver saturação da cobertura ou extravasamento de exsudato, não ultrapassando 7 dias após a aplicação. Em feridas cavitárias introduzir a fita preenchendo o espaço parcialmente, deixando
margem mínima de 2,5 cm da fita para fora da superfície para facilitar a retirada

- Contra-indicação: reações alérgicas ou de sensibilidade aos componentes da cobertura.

- OBS.: é incompatível com produtos a base de óleo, com petrolato.

Espuma com Prata

- Composição: espuma de poliuretano com prata.

-Ação/Característica: espuma com prata proporciona meio úmido, favorecendo cicatrização; a prata dispersa na estrutura da espuma é dispensada no leito da ferida quando em contato com o exsudato e é contínua à medida que a cobertura é mantida. Pode causar coloração escura no leito da ferida.

- Indicação: ferida com moderada a intensa exsudação, com ou sem infecção (prioritariamente com infecção), com ou sem tecido necrótico, queimaduras de 2º ou 3º grau e feridas estagnadas.

- Aplicação e Troca: aplicar diretamente sobre a ferida com o lado liso e sem impressão para baixo de forma que ultrapasse a borda da ferida em pelo menos 2 cm em toda a sua extensão.

Obs:Trocar quando houver saturação da cobertura/extravasamento do exsudato, não ultrapassando a 7 dias após a aplicação. Não necessita de cobertura secundária.

- Contra-indicação: não deve ser utilizado em pacientes com sensibilidade à prata. Não deve ser utilizado com soluções de hipoclorito ou peróxido de hidrogênio, pois ocorre inativação da prata.

CARVÃO ATIVADO

Composição: possui uma cobertura composta de uma almofada contendo um tecido de carvão ativado cuja superfície é impregnada com prata, que exerce uma atividade bactericida, reduzindo o número de bactérias presentes na úlcera, principalmente as gram-negativas. tecido de carvão ativado, impregnado com prata (0,15%) envolto externamente por uma película de nylon (selada);
O curativo não deve ser cortado, porque as partículas soltas de carvão podem ser liberadas sobre a ferida e agir como um corpo estranho.

Mecanismo de ação: possui um alto grau de absorção e eliminação de odor das úlceras. O tecido de carvão ativado remove e retém as moléculas do exsudato e as bactérias, exercendo o efeito de limpeza. A prata exerce função bactericida, complementando a ação do carvão, o que estimula a granulação e aumenta a velocidade da cicatrização.
É uma cobertura primária, com uma baixa aderência, podendo permanecer de três a sete dias quando a ferida não estiver mais infectada. No início, a troca deverá ser a cada 24 ou 48 horas, dependendo da capacidade de absorção.

Indicação: em úlceras exsudativas infectadas, em fístulas e gangrenas; feridas fétidas, infectadas e bastante exsudativas;

Modo de usar: irrigar o leito da ferida com soro fisiológico a 0,9%; remover o exsudato e tecido desvitalizado, se necessário; colocar o curativo de carvão ativado e usar a cobertura secundária.

Observação: nas feridas pouco exsudativas e nos casos de exposição osteotendinosa, deve ser utilizado com restrições, devido à possibilidade de ressecamento do local da lesão.

Carvão Ativado e Prata

- Composição: curativo não tecido com carvão ativado impregnado com prata (0,15%) envolto externamente por uma película de nylon (selada).

- Ação/Característica: curativo estéril com ação bactericida, favorece desbridamento autolítico, mantém umidade e temperatura adequadas à cicatrização, elimina odores desagradáveis. Não deve ser cortado devido à liberação da prata no leito da ferida, o que pode ocasionar queimadura dos tecidos ou formar granuloma devido aos resíduos do carvão.

- Indicação: feridas com moderada a intensa exsudação, com ou sem infecção, com ou sem tecido necrótico, feridas cavitárias e feridas fétidas.

- Aplicação e Troca: promover limpeza da ferida com SF 0,9% em jato anteriormente a aplicação da placa. Aplicar diretamente sobre a ferida em qualquer uma das faces usando luvas ou materiais estéreis. Requer cobertura secundária. Trocar quando houver saturação da cobertura, não ultrapassando a 7 dias após aplicação. A cobertura secundária pode ser trocada sem a troca
da placa se ainda não estiver saturada. Em feridas cavitárias unir as 4 pontas da cobertura formando “trouxa” e introduzir na ferida mantendo as pontas para fora da superfície, facilitando a retirada.

- Contra-indicação: reações alérgicas ou sensibilidade aos componentes do produto. Feridas com pouco exsudato, com presença de sangramento, exposição óssea ou tendinosa, queimaduras.

Filme Transparente

- Composição: película de poliuretano transparente, fino, recoberta com um adesivo hipoalergênico que adere à pele de modo suave.

- Ação/Característica: é impermeável a água, permite vaporização do exsudato (permeável a gás e vapor) para evitar a maceração enquanto mantém ao mesmo tempo um meio úmido ideal para cicatrização, proporciona uma barreira de projeção contra bactérias e agressões externas. Sua transparência permite monitorar o processo de cicatrização sem ter que expor a ferida.

- Indicação: queimaduras superficiais, sítios doadores, incisões cirúrgicas, feridas com perda tecidual superficial, fixação de cateteres e utilizados como cobertura secundária.

- Aplicação/Troca: promover limpeza da ferida com SF 0,9% em jato e secar a pele ao redor da ferida. Abrir o centro do papel de revestimento a fim de expor a superfície do curativo. Aplicar a parte central sobre o sítio da ferida, puxar as abas (conforme especificação do fabricante) uma por vez ao mesmo tempo em que aplica o curativo. Não estique o curativo ao posicioná-lo.
A permanência da cobertura é de até 7 dias dependendo do volume de exsudato ou descolamento do mesmo.

- Contra-indicação: feridas exsudativas, com infecção, presença de sinus e de peri-ferida friável.

OBS.: não distender o curativo durante a aplicação devido à possibilidade de desenvolvimento de traumatismos cutâneos provocados pela tensão.

Hidrogel Amorfo

- Composição: Composto de goma de co-polímero, que contém grande quantidade de água, alguns possuem alginato de cálcio e/ou sódio.

- Ação/Característica: mantém a umidade e auxilia o desbridamento autolítico. Não adere ao leito da ferida.

- Indicação: fornecer umidade ao leito da ferida.

- Aplicação/Troca: Deve ser usado sempre associado a coberturas oclusivas ou gaze. As trocas são de acordo com a saturação da cobertura associada, ou até 72 horas quando associado com gaze.

- Contra-indicação: feridas excessivamente exsudativas.

Bota de Unna
.
- Composição: 42% glicerina, 11,1% gelatina, 10,5% óxido de zinco, 100 g água qsp, 0,2% conservantes.

- Ação/Característica: é uma bandagem de compressão não-elástica que apresenta efeito apenas durante a movimentação, quando ocorre a contração e relaxamento dos músculos dos membros inferiores, auxiliando o retorno venoso. Além de auxiliar o retorno venoso, diminui edema, promove proteção e favorece a cicatrização da úlcera.

Indicação: úlcera venosa, úlcera de pacientes portadores de hanseníase e edema.
OBS.: Recomendado apenas para pacientes que deambulam.
- Aplicação: se o paciente utiliza outras coberturas, realizar o curativo antes do repouso e aplicação.
- Material necessário: pote com pasta de Unna, 3 ataduras de crepom de 12 a 15 cm (conforme o diâmetro da perna), pincel, ebulidor e recipiente para água quente.
- antes de iniciar o procedimento colocar o paciente em repouso com os membros inferiores elevado por 30 minutos;
- colocar o frasco com a pasta (quando manipulada) em banho maria até liquefazê-la;
- mergulhar duas bandagens de crepom no frasco até ficarem totalmente embebidas com a pasta ou usar um pincel para aplicar a pasta em cada uma das duas bandagens utilizadas no enfaixamento. Observar a temperatura da pasta antes de aplicá-la;
- durante o enfaixamento manter o pé em ângulo de 90º em relação à perna para favorecer a deambulação;
- iniciar o enfaixamento da região distal do metatarso, incluindo o calcanhar até 3 cm abaixo do joelho. O enfaixamento deverá ser sobreposto em 50% em espiral ou “8”; na região do calcanhar utilizar sempre o enfaixamento em “8”.  Evitar dobras ou rugas na atadura durante o enfaixamento.
- aplicar gaze sobre a primeira bandagem para absorção do excesso de exsudato na região próxima a ferida, se houver necessidade;
- aplicar a segunda camada de atadura, observando todos os procedimentos anteriores;
- terminar o enfaixamento com atadura sem pasta.
- Troca: a permanência dependerá da quantidade de exsudato e da contenção da bandagem com pasta, podendo ficar até 14 dias, sendo a média de troca de 7 dias.
- suspender o uso da Bota de Unna se apresentar sinais e sintomas de infecção (dor crescente, eritema, sensação de calor e aumento da temperatura local) ou intolerância ao produto;
- suspender se observar sinais e sintomas de insuficiência arterial (dedos pálidos ou cianóticos, edema severo acima da bandagem, dor ou falta de sensibilidade nos dedos);
- Encaminhar para avaliação clínica pormenorizada, após cicatrização para definição do tratamento a seguir será cirúrgico ou a manutenção com método compressivo local.

Contra-indicação:

·         Úlcera arteriais e mistas,
·         Úlcera infectada,
·         Insuficiência cardíaca descompensada,
·         Dpoc, trombose venosa profunda,
·         Celulite,
·         Sensibilidade aos componentes da pasta.

- Orientações ao paciente: elevar membros sempre que estiver sentado, caminhar, não permanecer muito tempo sentado ou de pé, manter a bota seca e proteger a atadura durante o banho.

16 comentários:

  1. qual a referência, que ano, autor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Just wanna say a big thank you Neme Amber for introducing me to Dr Emmanuel the great HERBALIST that helped me prepare home remedies that cured my herpes (HSV 2).
      I was infected with HSV 2 for the past two years and i was unable to get a better job cos all the company i was to get employed checked our blood test and found out that i was positive to GENITAL HERPES and i loosed employment.
      So i was desperate to get a cure so that i can live normal and get my job training.
      i earlier made some research and i contacted some doctors online but they keep on asking for money for courier after that they'll tell you that tax and so more so i became broke and frustrated.
      One day i was less busy so i decided to make latest research on herpes cure and i found a site  were everyone was talking about DR Emmanuel and herbs ability to cure herpes.
      So i discussed with Neme Amber and she explained to me that its very easy working with Dr Emmanuel so i contacted DR Emmanuel via email ( nativehealthclinic@gmail.com ) and he helped me just as he has helped others now im cured and different medical centers has tested me and approved me cured.
      so i decided to thank Neme Amber cos she made it possible for me.
      and i can also assure you that he can also help you. so if you need the service of DR emmanuel, ill put his details here so that you can easily get in touch wif him.
      his email: nativehealthclinic@gmail.com or WhatsApp him at +2348140073965.
      my Name is Grace from US,once again thanks to Neme Amber. im fucking hapy....  

      Excluir
  2. Este material foi levantado de uma comissão interna com professores.

    ResponderExcluir
  3. Nao entendi a primeira indicaçao... é para ferida aberta ou incisao?

    ResponderExcluir
  4. e o óleo dersane pra que serve nesses casos de ulcera por pressão, é verdade que ele é comum a todos os óleos e pode cozinhar a ulcera,VÇ PODE ME RESPONDERR POR FAVOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cozinha a ferida não. O óleo dersani é um composto feito de girasol e contém algumas vitaminas que aliam no combate ao ressecamento da pele e evitando o contato direto da pele com objetos, roupas lençois etc. Muitas pessoas tem a dúvida se ele hidrata a pele, e a resposta é não, ele apenas evita a fricção da pele em contato com outras coisas.

      Excluir
    2. Um estudo recente revelou que o dersani(TCM) Age em peles que não estao íntegras ou seja com alguma lesao, ferida ou ulcera. Porém se ele é usado em pele íntegra ele afina a pele deixando-a mais sucessível para novas lesoes.
      Portanto pesquise bem e de preferencia com algum profissional da area da saúde como enfermeiros ou medicos!

      Excluir
  5. Este texto foi retirado do Protocolo de Curativos da Prefeitura de Belo Horizonte 2010

    ResponderExcluir
  6. Dersane deve ser umidecido ao ser colocado na gase

    ResponderExcluir
  7. ESTE DC

    JÁ ESTA UTRA PASSADO , NAO SE USA MAIS O SORO FISIOLOGICO E SIN RINGUE LACTADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! Ainda é utilizado o Soro Fisiológico a 0,9%. Baseado em quê você diz isso colega?

      Excluir
  8. Por gentileza, quem tiver algum material mais atualizado sobre cobertura com hidrocolóide, me repasse. Desde já agradeço. (email: ismaelmoreiraenf@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Alguém pode me indicar um tratamento para uma pequena exposição óssea, foi muito bem até certa altura e no final deu uma estagnada, mas a ferida está bem limpinha. Aguardo algum contato em luis.carlos.neves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, estou com uma paciente com úlcera venosa, porém ela apresenta-se pouco educativa, havia iniciado tratamento com alguns tô, mas o leito da ferida permanece seco e dolorido. Vou mudar a conduta para hidrogel amorfo. Prof. Acha que seria uma boa escolha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouco exudativa*
      Tratamento com alginato*
      A ferida é muito pequena e está no início.

      Excluir